quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Flacidez!

Hoje, o tema sugerido pela leitora “Ana Paula Melo” é: Flacidez!
Vamos dividir o post em duas partes, especificando sobre a Flacidez da Face e a do Corpo.
Começaremos falando um pouquinho da pele, que é o nosso maior órgão, chegando a representar 16% do peso corporal. Sua espessura pode variar de 0,5 até 5mm, sendo mais grossa na palma das mãos e na planta dos pés, por uma questão de sobrevivência.

Existem dois tipos de flacidez: Muscular ou Tissular.
A flacidez muscular acontece quando os músculos não estão trabalhados o suficiente para manter a pele rígida. E a Flacidez tissular acontece quando os músculos estão firmes, entretanto é a pele que está flácida.

COMO DIAGNOSTICAR: A esteticista é a profissional mais indicada para, através de uma análise clínica, diagnosticar qual o tipo de flacidez apresentada pelo seu rosto/corpo.

Flacidez facial
No rosto a pele tem uma espessura menor, e é, portanto, mais fina e delicada, tendendo a ficar flácida com maior rapidez.
É na derme (camada intermediária da pele) que estão localizadas as fibras colágenas e elásticas, responsáveis pela “sustentação” da pele, juntamente com os músculos.
Flacidez Corporal
Apesar de o corpo apresentar uma espessura de pele um pouco mais grossa que a do rosto, existem regiões mais propícias à flacidez por conta da ação da gravidade, como glúteos e seios.
Além disso, o fato de engordar e emagrecer com frequência, o famoso “efeito sanfona”, pode contribuir para a flacidez em diversos pontos do corpo.

MOTIVOS PARA A FLACIDEZ:
1. Cigarro: O cigarro, como já dito no post específico para peles de fumantes, é um agente oxidante, pois as substâncias nele contidas agem “enferrujando” nossas células, trazendo um envelhecimento precoce.
2. Pele desidratada: Uma pele desidratada não consegue “alimentar” suas células corretamente.
3. Exposição Solar em excesso e/ou sem proteção FPS: O Sol em excesso desidrata a pele, trazendo envelhecimento precoce. Lembre-se sempre de tomar Sol, pois a energia e a Vitamina D que vem dele são essenciais para nossa saúde e bem estar, entretanto, não se esqueça do FPS no rosto, pescoço, colo e dorso das mãos, para evitar também as manchas.
4. Hereditariedade: É importante analisar seu histórico familiar, pois a genética também é um fator que influencia na flacidez.
5. Alimentação Inadequada: Muitas vezes deixamos de comer os nutrientes essenciais à nossa pele, deixando-a fraca, sem “ferramentas” para trabalhar a nosso favor.
6. Falta de exercício físico: O exercício tonifica os músculos e oxigena a pele. A falta dele faz o corpo e a face envelhecerem mais rápido.

Agora, vamos às soluções, a parte mais legal do post!

A partir dos 25 anos, a sua pele para de produzir colágeno, então, seu estoque começa a baixar. É necessário então, incluir na sua dieta, produtos que naturalmente tenham colágeno, como algas marinhas, alimentos que tenham vitamina C, selênio, zinco, cobre e proteínas magras (Atum, Salmão, Ovo, Peito de Peru, Queijo Cottage, Iorgurte Desnatado...etc).

Outras atitudes que podem beneficiar seu corpo e ajudar a tratar a flacidez:

- Tratamentos Estéticos em Cabine: Tratamentos como a Radiofrequência, Estimulação Russa, LED e Plataforma Vibratória podem auxiliar bastante na redução da flacidez.
- Tratamentos Home-Care: Cremes com DMAE, Colágeno, Elastina e Ácido Hialurônico na fórmula são grandes amigos das mulheres que querem tratar e prevenir a flacidez.
- Hidratação: Beber muita água (de 2 a 3 litros ao dia) melhora sua saúde do corpo e da pele, experimente! Além disso, cremes hidratantes e máscaras auxiliam bastante.
- Exercício Físico: Colocar o corpo em movimento irá te ajudar bastante! E a ginástica facial é uma ótima solução, além de trabalhar os músculos faciais, você também pode se divertir fazendo.


Ainda com dúvidas sobre Flacidez? Deixe um comentário, será um prazer te ajudar!

Beijos e até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário