quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Cuidados com a beleza - Hipotireoidismo

A beleza e o Hipotireoidismo

O Hipotireoidismo é uma alteração da produção dos hormônios da Glândula Tireóide, que tem se tornado cada vez mais comum, principalmente em mulheres.

É diagnosticado por meio de um exame de sangue e pode ser solicitado por Clínico Geral, Ginecologista e Endocrinologista, mas o médico responsável por tratar essa alteração é o Endócrino.

Com essa alteração, podem surgir alguns sintomas relacionados à aparência, os quais vamos falar sobre hoje:

- Queda de cabelos / Fios mais finos

Um dos sintomas desse distúrbio é a queda de cabelos ou a mudança na estrutura, deixando-os mais finos.
Como amenizar: Você pode massagear o Óleo vegetal puro de Rícino no cabelo e couro cabeludo uma vez por semana. Faça desta maneira: Aqueça um pouco do óleo no microondas (isso vai facilitar a aplicação, já que ele é "grosso" e aplique massageando no couro e nas mechas. Também pode aplicar nas sobrancelhas, caso queira engrossá-las. Deixe agir por 2 ou 3 horas e lave, de preferencia, com um shampoo transparente, misturando-o na água, para limpar melhor o cabelo.

- Unhas finas e quebradiças

Um outro sintoma são as unhas muito finas, quebradiças.
Como amenizar: Coloque em um potinho de manicure (ou potinho de sobremesa) Azeite de Oliva Extra Virgem e deixe suas unhas de molho, como se fosse fazer a manicure. Deixe-as por 5 a 10 minutos todos os dias, pode ser na hora de assistir um vídeo, por exemplo. Deixe esse potinho separado, coberto com um plástico filme, e utilize-o somente para este fim.

- Pele Ressecada/Descamando
A pele tende a ficar mais seca e, em alguns casos, até descamando.
Como amenizar: Beba muita água. A hidratação de dentro para fora é muito eficiente.
No corpo: Tente tomar banhos mais mornos, pois a água muito quente resseca a pele. Utilize hidratantes mais potentes que os comuns "desodorantes corporais". Dê preferência àqueles que tenham uréia na fórmula. Use somente sabonete líquido, que é mais suave para a pele, e esqueça o sabonete em barra.
No rosto: Utilize somente sabonetes líquidos e tônicos suaves. Use água thermal, ela tem um ótimo poder regenerador para a pele. Máscaras Hidratantes de Mel e Iogurte são ótimas, também.

Para melhorar todos os sintomas, também é indicada a adoção de uma dieta mais saudável e prática regular de exercícios.

Lembrando que todos esses sintomas melhoram muito ou desaparecem totalmente após um controle de tireóide feito com acompanhamento médico.
Nunca deixe de consultar um médico de sua confiança.

Um beijo e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário