sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Manchas - Prevenção

O tema mais perguntado e mais comentado tanto no meu consultório, quanto no blog ou no facebook são: Manchas no rosto.
Manchas de todos os tipos: De gravidez, de Sol, de acne, de machucados, etc.

Antes de começar uma série de posts somente sobre manchas, vou começar pelo mais importante: Como prevenir manchas.

Mesmo que sua pele já esteja manchada, é de extrema importância que você saiba como prevenir novas manchas, podendo assim, dar início à um tratamento.

Primeiro, vamos conhecer as causas das manchas: Podem ser solares (por exposição inadequada ou sem proteção), hormonais (acontecem na gravidez ou menopausa), por conta de medicamentos, entre outros.



O primeiro melhor amigo de uma mulher, assim que ela entra no período da adolescência, é o filtro solar. Fator de proteção 15 nessa fase é o suficiente. Após ficarmos adultas, aumentamos o FPS para 30 e então quando estamos em algum tratamento facial para 40 ou 50.
Acima disso, eu, particularmente, acho desnecessário, mas cada profissional tem a sua opinião.

O filtro deve ser aplicado todos os dias após limpar o rosto utilizando os três passos (http://www.gabriellasquizato.blogspot.com.br/2013/07/o-principio-de-tudo-conhecer-si-mesma.html) e reaplicado após 4 ou 5 horas.
Caso você esteja de maquiagem, para não precisar remover tudo, ou passar o filtro pro cima e estragar sua make, escolha um FPS em pó compacto (Eu alterno o uso entre o da Valmari e o da Cosmobeauty, e adoro). Você pode aplicá-lo por cima da maquiagem sem problemas.

A limpeza de pele também é sua amiga na prevenção de manchas, pois, eliminando cravos e espinhas com a ajuda de uma profissional, sua pele não irá ficar marcada ou manchada.

A utilização semanal de máscaras para o seu tipo de pele também irá mantê-la clarinha e saudável. Veja os tipos de máscaras aqui: http://www.gabriellasquizato.blogspot.com.br/2013/07/pra-fazer-em-casa-do-it-yourself.html
Mais dúvidas sobre como prevenir manchas? Escreva pra mim nos comentários! Irei adorar te ajudar.

Um beijo e até mais!

4 comentários:

  1. Gostei muito do post,eu não tenho manchas o meu problema é que apareceram umas bolinhas no meu rosto,e uso gel facial,tônico e esfoliante mas está muito sensível minha pele e não consigo usar o esfoliante arde muito.O que faco? as bolinhas só aparecem se olhar de bem perto.Tbm não tenho espinha e nem cravo.Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jack, tudo bem?
      Essas bolinhas podem também ser consequência de uma pele sensibilizada e ressecada.
      Experimente fazer máscaras hidratantes duas vezes por semana, pode ser com produtos industrializados, que já vendem pronto ou você pode fazer sua própria máscara facial, misturando, por exemplo, iogurte natural e mel.

      Um beijo!

      Excluir
  2. O meu grande problema é com o filtro solar... minha pele é mista e quando passo e saio na rua sinto tudo grudando! :-/
    Já ouvi falar que os filtros solares em geis são ótimos, mas nunca encontrei nenhum para comprar aqui na minha cidade.
    Já o em pó, eu nem sabia que existia. :-)
    Beijo Gabi!

    ResponderExcluir
  3. Oi Lety!
    No seu caso, seria bom um filtro em sérum ou gel. Se você não conseguir achar na sua cidade existem várias lojas on-line que você pode encontrar. Uma outra dica é aplicar pó compacto de maquiagem mesmo por cima do seu filtro comum. Assim melhora essa sensação de "grudando". Beijão!

    ResponderExcluir