quarta-feira, 9 de julho de 2014

Tudo o que nunca te disseram sobre meditação!

Quando você ouve falar em meditação - seja sincera - no quê você pensa?
Eu tenho algumas sugestões: Homens com longas barbas brancas, ou então homens com roupas de monges hindus, ou ainda homens e mulheres com roupas de hippies. Incensos? Aposto que pensa! Roupas Tie-Die? Também!

E se eu te disser que meditação NÃO TEM NADA A VER COM ISSO?
Chocou? Prepara que vem mais!

Meditação, nada mais é, do que entrar em contato com a sua essência, deixando todas as influências e julgamentos do lado DE FORA do seu ser.

Quando nós nascemos, nossa voz interior, nossa essência, que, aliás, você pode chamar como quiser: Eu superior, Minha centelha divina, minha alma, meu mestre interior, essa voz está bem viva dentro de nós. Podemos ouvi-la claramente. Essa voz nos guia, nos acalma. Essa voz só sabe dizer coisas boas ao nosso respeito.

Eis que, durante a vida, muitas outras vozes, mais altas, mais grossas, vindo de fora, vão tomando espaço dentro de nós: As vozes da mãe, do pai, dos avós, dos tios, dos professores, dos amigos, do padre, do pastor, do líder religioso, dos autores dos livros que lemos, dos atores da televisão, do nosso chefe, do nosso vizinho, enfim: Todas essas vozes vão se tornando tão claras e tão altas dentro de nós (da nossa mente) que a nossa voz primordial, aquela que nasceu conosco, não pode mais ser ouvida. E, como você já deve ter percebido nessa altura do texto, essas vozes que vem de fora na maioria das vezes são críticas não-construtivas, elas não são amorosas, elas vêm carregadas de medo, raiva, inveja, e vários outros sentimentos de baixa vibração.

E então, o que fazemos para devolver essas vozes aos seus devidos lugares e nos reencontrarmos com essa voz suave, amorosa e sábia do nosso eu mais profundo?
ISSO MESMO, MEDITAÇÃO!

- "Mas, Gabriella, eu já li que meditar é sentar em uma posição confortável e ficar em silencio, sem fazer nada e sem pensar em nada. Eu não consigo!!! Isso é coisa de quem tem muita calma, muita paz interior, eu fico pensando em mil coisas sem sentido!!! Eu não sei meditar!"

E SE EU TE DISSER que existem várias outras maneiras de meditar?
É claro que, com todas essas vozes de todas essas pessoas aí dentro, vai ficar muito difícil silenciar, né? EU concordo com você!

Primeiramente, nós precisamos LIMPAR essas vozes, mandar cada uma delas embora. Como fazemos isso? Algumas sugestões:

1. Meditação ativa: Existem algumas meditações ativas que podem ser feitas para liberar todos esses conteúdos reprimidos dentro de você, que acabaram virando couraças, que te impedem de ter um contato mais íntimo e com mais vulnerabilidade com você mesmo.
A meditação ativa inclui dança e movimentos específicos para liberação emocional desses conteúdos e dessas "vozes". Eu recomendo as meditações ativas do Osho.

2. Esportes como meditação: Mexer o corpo, em suas diversas maneiras, pode liberar todos esses julgamentos e pré-conceitos que estão dentro de você. Mas isso só acontece se você faz o esporte com CONSCIÊNCIA. Como assim, Gabi? Quando você se torna consciente dos seus movimentos, trazendo totalidade para aquilo que você está fazendo. Focando totalmente a sua atenção no aqui-agora, nos seus movimentos, internos e externos, no seu corpo, no som do ambiente, nos seus cinco sentidos.

3. Com essa mesma totalidade, consciência e presença, você pode fazer QUALQUER COISA e estará meditando. Cozinhando, Caminhando, Lendo, Cantando, Dançando, Cuidando dos animais, Cuidando da terra, Dirigindo, Trabalhando, Fazendo Sexo... Todas as suas atividades tem potencial para se tornar uma meditação, se elas forem feitas com plena atenção.

4. Depois de sentir que muitos dos seus conteúdos reprimidos durante a vida toda vão ficando mais claros pra você, é sinal que a sua meditação está fazendo efeito. Esses sentimentos/pensamentos sobem à superfície para que sejam limpos e transmutados.
Então, eu tenho duas técnicas para ensinar para vocês:
A primeira é: Toda vez que uma voz que não é a do seu ser mais profundo (como saber diferenciar? Se for sua, só te dirá coisas boas. Se diz coisas ruins ao seu respeito e com ar de crítica e maldade, não é sua) você ouvirá, e então dirá a ela mentalmente: "Sou grata, agora você está livre para me deixar em paz". Repita quantas vezes for necessário. Essas vozes moraram aí dentro por muito tempo, e pode ser necessário algum tempo para que elas entendam que já estão livres para ir.

A segunda é: Usar a imaginação. Você pode imaginar a voz ficando distorcida, baixinha, longe, até que você não possa mais a ouvir. Ou então você pode imaginar esse pensamento/sentimento como se fosse uma nuvem, e vá o assistindo passar pelo céu, indo embora, cada vez mais longe.

E o bônus: Uma terceira técnica, é repetir para si mesmo, sempre que possível: Eu escolho o amor, ao invés disso (Essa eu aprendi com Gabrielle Bernstein).

Depois de experimentar essas meditações citadas aí em cima, sentar em uma posição confortável e simplesmente prestar atenção à sua respiração vai ficar muito mais fácil!

Gratidão!!!
Até a próxima...

Nenhum comentário:

Postar um comentário